Cabo Frio - RJ

segunda-feira, 5 de abril de 2010

O que fazer com remédios vencidos em casa?

Qual o destino que devemos dar aos remédios "vencidos" que temos em casa?

O comentário postado anteriormente fala sobre o destino que devemos dar aos remédios que já passaram da data de validade, aqueles que temos em casa e não sabemos o que vamos fazer. Vocês sabiam que não podemos, de jeito nenhum, colocar no vaso sanitário ou no lixo comum? Por conterem substâncias químicas, eles podem contaminar o solo e a água e oferecer riscos à saúde da população e de animais.

A falta de informação pode ser uma das explicações para os altos índices de intoxicação por medicamentos. Em 2007, o Centro de Controle de Envenenamentos, da Secretaria da Saúde do Paraná, registrou 3,3 mil casos de intoxicação causadas por remédios. Além dos riscos da ingestão acidental ou sem orientação, diferentes pesquisas feitas por equipes do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo têm demonstrado outras conseqüências do descarte inadequado. De acordo com a professora Cíntia de Oliveira, as concentrações de medicamentos detectadas em rios, lagos e mares são extremamente baixas, mas não podem ser consideradas inofensivas. “São substâncias químicas que estão no meio ambiente, mas que não são naturais de lá e por isso podem alterar as características originais”, completa a professora Ana Flávia Godói.

Qualquer medicamento ingerido, independentemente do tipo, será eliminado do organismo por meio da urina. Estudos comprovam que 80% a 95% dos antibióticos são eliminados em sua forma original. Esses resíduos vão parar direto no esgoto, que por sua vez chega aos rios, lagos e mares. Embora a água e o esgoto passem por tratamento, esses processos não conseguem eliminar completamente os resíduos. “Em contato com os microorganismos presentes na água, esses produtos podem contribuir para a existência de bactérias cada vez mais resistentes”, afirma Ana Flávia. Além disso, as pesquisas sugerem que a concentração de hormônios na água, provenientes de pílulas anticoncepcionais, já é capaz de causar algumas alterações genéticas em peixes. Ou seja, descarte inadequado de medicamentos prejudica a fauna e conseqüentemente a saúde do homem, seja por meio da seleção de microorganismos mais resistentes ou pela contaminação de alimentos. “Há estudos que sugerem ainda outras conseqüências, como o aumento nos casos de alergias a remédios e alteração nos padrões da voz em homens, distúrbios de comportamento e puberdade precoce, por causa da concentração de hormônios femininos na água”, aponta Cíntia.


Existem várias maneiras para não acumularmos medicamentos em casa bam como dar um destino à eles:
- Se o medicamento estiver na validade, talvez faltando uns quatro meses para vencer, você pode doá-lo às instituições de caridade, hospitais públicos, etc.
- Compre somente medicamentos prescritos pelo médico, ou seja, o que está na receita, nunca compre a mais.
- Não se automedique, compre somente se o médico prescrever.
- Caso tenha medicamentos vencidos, leve-o a farmácia mais próxima pois geralmente elas recolhem este tipo de material e levam para incineração. Muitas universidades também o fazem.
- Em Porto Alegre a farmácia Panvel, em parceria com a UFRGS e a PUC RS, recolhe em diversos lugares:
-Rua dos Andradas, 1401 - Centro

-Av. Venâncio Aires, 1102 - Santana
-Rua João Wallig, 1800 - Lj. JW 13 - Shopping Iguatemi - Passo D'Areia
-Rua Vinte e Quatro de Outubro, 742 - Independência
-Rua Ramiro Barcelos, 1115 - Independência
-Av. Cavalhada, 2955 - Cavalhada
-Av. Praia de Belas, 1181 - Lj. 7 - Praia de Belas Shopping
-Av. Nilópolis, 543 - Lj. 5/6 - Shopping Bela Vista - Petrópolis
-Av. Assis Brasil, 2827 - Lj. 02 - Posto Ipiranga - Passo D'Areia
-Av. Wenceslau Escobar, 2857 - Lj. 04
-Rua Coronel Bordini, 12 - Auxiliadora
-Av. Diário de Notícias, 300 - Lj. 1004 - Barrashoppingsul
-Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 12B - Térreo - PUCRS
-Rua Gomes Jardim, 253 - Bloco B - Santana

UFRGS:
-Farmácia Popular do Brasil - Rua Ramiro Barcelos, 2500 - Santana
-Farmácia UBS - Rua São Manoel, 543 - Santa Cecília
-Medicamentos dentro do prazo de validade podem ser doados no Hospital Militar ou na Igreja do Rosário.

Pessoal, vamos colaborar mais uma vez com o Planeta. Pensem nas vidas que estamos poupando com esta pequena atitude. Lembra daquele hormônio ou anticoncepcional que jogamos no vaso sanitário, que foi direto para água? Já pensou se um filho nosso aparece com alguma doença que nenhum médico descobre a causa? Pois é, pode ser aquele alimento que ele ingeriu com o passar do tempo, cultivado naquela terra contaminada pela água com medicamentos que NÓS colocamos fora!!!!




Um comentário:

Administrador disse...

Lu, gostei muito dessa matéria, olha que me considero informada mas nunca me liguei no efeito do remédio para o meio ambiente. Valeu