Cabo Frio - RJ

quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que é, afinal, a tal de Logística Reversa?

           "A Logística Reversa é um termo bastante genérico. Em seu sentido mais amplo,
significa todas as operações relacionadas com a reutilização de produtos e materiais. Refere-se a todas as atividades logísticas de coletar, desmontar e processar produtos e/ou materiais usados a fim de assegurar uma recuperação sustentável. Como procedimento logístico, diz respeito ao fluxo de materiais que voltam à empresa por algum motivo, ou seja, por devoluções de clientes, retorno de embalagens, retorno de produtos e/ou materiais para atender a legislação, retrabalho de material acabado, falha no picking gerando pedidos errados, problemas com matéria-prima, embalagens, retorno de pallets, dentre outros.

          As empresas incentivadas pelas Normas ISO 14000 e preocupadas com a gestão ambiental começaram a reciclar materiais e embalagens descartáveis, tais como: latas de alumínio, garrafas plásticas, caixas de papelão, entre outras, que, por sua vez, passaram a se destacar como matérias-primas e deixaram de ser tratadas como lixo. A logística reversa está presente no processo de reciclagem, uma vez que esses materiais retornam à diferentes centros produtivos em forma de matéria-prima. os processos de Logística Reversa têm trazido consideráveis retornos para as empresas. O reaproveitamento de materiais e a economia com embalagens retornáveis têm trazido ganhos que estimulam cada vez mais novas iniciativas e esforços em desenvolvimento e melhoria nos processos de Logística Reversa.
            Os clientes valorizam as empresas que possuem políticas de retorno de produtos, pois isso, garante-lhes o direito de devolução ou troca de produtos. Esse processo envolve uma estrutura para recebimento, classificação e expedição de produtos retornados, bem como um novo processo no caso de uma nova saída desse mesmo produto.
           Dessa forma, empresas que possuem um processo de Logística Reversa bem gerido, tendem a se sobressair no mercado, uma vez que estas podem atender seus clientes de forma melhor e diferenciada de seus concorrentes. Preocupadas com questões ambientais as empresas estão cada vez mais acompanhando o ciclo de vida de seus produtos. Isso torna-se cada vez mais claro quando se observa um crescimento considerável no número de empresas que trabalham com reciclagem de materiais.
           A logística verde ou ecológica age em conjunto com a Logística Reversa, no sentido de minimizar o impacto ambiental, não só dos resíduos na esfera da produção e do pósconsumo, mas de todos os impactos ao longo do ciclo de vida dos produtos. Contudo, apesar do crescimento no uso da Logística Reversa pelas empresa há um problema que ocorre nas relações entre indústria e varejo, ou seja, no que tange os canais de marketing, apresentam um sistema caracterizado predominantemente pelas exceções, mais que pela regra. Um dos sintomas dessa situação é praticamente a inexistência de sistemas de informação voltados para o processo de logística reversa".

           Para mais informações detalhadas sobre este assunto, minha sugestão é o artigo de Adriano Abreu de Oliveira e Jersone Tasso Moreira Silva, do qual foi extraído o trecho acima. www.facef.br/rea/edicao07/ed07_art03.pdf


Nenhum comentário: